Governador esteve reunido com o ministro da Justiça nesta terça
O governador José Ivo Sartori se reuniu, nesta terça-feira (13), com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em Brasília. Ele reforçou o pedido de recursos para a área de Segurança do Estado, que já havia sido encaminhado há três semanas, quando foi autorizado o apoio da Força Nacional.
“A ajuda federal é necessária para o combate à criminalidade. Equipamentos, coletes balísticos e viaturas são bem-vindos”, disse Sartori. A lista de pedidos também inclui verba para construção de uma penitenciária federal e para a reforma do Presídio Central, em Porto Alegre.
O ministro disse que o pedido está dentro das prioridades, mas evitou falar em prazos e valores de uma possível ajuda. No encontro, o governador relatou seus últimos anúncios, que incluem a convocação de novos policiais e o pagamento de abonopara militares da reserva retornarem às atividades.
O prazo de permanência da Força Nacional no Estado, inicialmente previsto por 60 dias, não foi discutido.
Depois da agenda no Ministério da Justiça, Sartori foi ao Palácio do Planalto, onde se encontrou com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e dos Transportes, Maurício Quintella. Eles discutiram detalhes sobre o programa de concessões, lançado nesta terça, que inclui quatro rodovias no Estado e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital.
Na próxima quinta-feira (15), o secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, deve discutir em Brasília a possibilidade de inclusão de outros trechos no projeto de parceria com a iniciativa privada.
GAÚCHA