Nesta Segunda-feira( 04/07) a ASSTBM, representada pelos seu Presidente Aparício Santellano e pelos Diretores Alex caiel e Dagoberto Valteman , participaram da Segunda Reunião do Comitê de Segurança Publica Metropolitano, onde Ocorreu palestra com o senhor José Beltrame, Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro. um dos objetivos é traçar um plano de segurança para ser adotado em Porto Alegre e cidades da região Metropolitana, tratando o conglomerado como um espaço único.
Iniciativas que Beltrame implementou no Rio de Janeiro, como a instalação da Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), foram até o momento descartadas para o Rio Grande do Sul. “O tema da violência é o que mais aflige hoje a população gaúcha, mas não acredito que o Rio Grande do Sul esteja em um patamar para implantar UPPs.
Em função da onda de violência, desde março o Comitê Permanente de Segurança Metropolitano promove reuniões periódicas para definir um diagnóstico do setor e apresentar um plano de segurança integrado para a região Metropolitana.
Além de englobar o Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre, prefeituras, Câmaras Municipais da região Metropolitana e universidades gaúchas, o Comitê reúne como parceiros signatários o Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor (FEDC), Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) e Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros do RS (ASSTBM).