O governo do Estado publicou nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial do RS a lista de promoções dos servidores da Polícia Civil e da Polícia Militar, que estavam congeladas desde o início da gestão de José Ivo Sartori (PMDB) e eram uma das principais reivindicações das categorias. Na Civil, foram promovidos 46 delegados e 1084 agentes. O Diário Oficial também traz promoções para 175 oficiais e 881 servidores de nível médio da BM.
De acordo com o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia (Ugeirm), o governo ainda deve anunciar a promoção de investigadores, mas apenas quando uma pendência judicial for resolvida.
O presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz, divulgou sua posição em nota: “A UGEIRM saúda a atitude do governo, mesmo que tardia, mas continuaremos na luta para que a valorização da polícia não pare por aí. As promoções são fundamentais, como uma forma de reconhecimento ao trabalho exemplar que a Polícia Civil vem realizando. Porém, o fim do atraso dos salários e a contratação de novos policiais, são fundamentais para que tenhamos condições de combater a verdadeira epidemia de violência que toma conta do nosso estado. É muito importante que os policiais continuem mobilizados. O fim do mês está chegando e as notícias de parcelamento dos salários já estão nos jornais. As promoções são importantes, mas sem o pagamento dos salários em dia e a contratação de novos policiais, elas adiantarão muito pouco para dar condições adequadas de trabalho aos policiais”.
O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, afirmou que o anúncio representa um compromisso do governo com as categorias. “Mesmo diante de todas as dificuldades financeiras, o governo estadual faz todos os esforços necessários para valorizar os servidores da Segurança Pública, honrando com o calendário de reposições previsto em lei. A publicação do quadro de promoções é mais uma demonstração inequívoca do reconhecimento para com as nossas polícias”, afirma.
Ele ainda afirma que o anúncio está dentro de um pacote de medidas que o governo tomará em breve para a Segurança e para melhorar as condições de trabalho de policiais. “Teremos servidores mais motivados e uma estrutura melhor para desenvolver essa atividade, essencial para a sociedade”, diz.