Leite prometeu aprimoramentos para buscar aprovação na primeira semana do próximo mês
Correio do Povo
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na noite desta quinta-feira, que protocolará novo projeto de reajuste para os servidores públicos estaduais. “Estamos retirando os três projetos para enviar com aprimoramentos logo na primeira semana de agosto”, explicou.
“Para reconstruirmos o Rio Grande, é essencial termos servidores engajados e totalmente focados nesse desafio”, informou em nota o Palácio Piratini. “Com isso em mente, encaminhei à Assembleia Legislativa um projeto de lei que busca melhorar as condições de trabalho e de remuneração enquanto servem a população gaúcha”, acrescentou o governador.
O texto incluirá alterações defendidas especialmente por deputados e sindicatos. A intenção é minimizar resistências e a complexidade da proposta original, uma das três que constam no pacote que seria analisado em sessão extraordinária na última sexta-feira.
A votação, no entanto, acabou adiada a pedido das bancadas, que alegaram a complexidade e o amplo impacto das propostas. Entre as modificações, estão reivindicações feitas por categorias da área da segurança pública. Neste cenário, não há apenas a discussão em torno do índice original de reajuste proposto, de 12,49% a serem pagos em três parcelas, sendo a primeira em janeiro de 2025, a segunda, em outubro do mesmo ano, e a terceira, em outubro de 2026, mas também outros pedidos, como a inclusão de servidores que não seriam beneficiados pelo aumento.