A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), manifestou oficialmente sua solidariedade à família e colegas de farda do policial militar Luiz Carlos Gomes da Silva Filho, assassinado por criminosos na última segunda-feira (04). O presidente da comissão, deputado Miki Breier, entregou oficialmente o documento ao secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, e ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira nesta quarta-feira (06), em reunião ocorrida na sede da SSP.
Jacini saudou a iniciativa da ALRS, que classificou como meritória e de grande representatividade. “Os policiais representam a primeira linha de defesa dos cidadãos. Esta é uma ação que demonstra consciência de que os direitos humanos se aplicam a todos, não apenas a uma parcela da sociedade”, frisou.
Miki Breier ressaltou que a nota de solidariedade partiu de uma construção coletiva dos membros da comissão e representa o reconhecimento ao trabalho dos policiais militares, que se dedicam a zelar pela segurança da população. “Queremos, além disso, ampliar a participação da instituição nos nossos debates, dando voz à Brigada Militar na discussão acerca dos direitos humanos”, acrescentou.
O comandante-geral da BM afirmou que a corporação se sente se sente honrada com a atitude da CCDH. “Saber que o parlamento gaúcho reconhece o trabalho e a bravura de todos os PMs que tombam em serviço é muito importante para todos nós, brigadianos”, disse.
Texto: Claiton Silva