BM faz teste de migração do sistema de comunicação para o digital

21bpmProjeto piloto inicia no 21ª BPM, mas ainda não tem prazo para expandir para os demais

A Brigada Militar deu início, nesta segunda-feira, a um teste de migração do sistema de comunicação do analógico para o digital. O projeto-piloto iniciado hoje será realizado por 30 dias no 21ª Batalhão de Polícia Militar, na Restinga.

Inicialmente, serão utilizados somente equipamentos já existentes e não será necessário nenhum investimento. Após os 30 dias, o comando da BM fará uma avaliação dos resultados obtidos e vai estudar a expansão para os demais batalhões. Ainda não há prazo para que isso ocorra.

O diretor do Departamento de Informática da BM, José Luís Ribeiro Paz, admite que para que o sistema passe a operar em toda a Capital, será necessário a compra de novos rádios e outros equipamentos. Ele, porém, não soube informar qual será o investimento e se haverá previsão de orçamento para isso.

Segundo ele, as vantagens que a tecnologia digital traz para as comunicações policiais estão sigilo e maior qualidade do áudio.

“O modo analógico tem uma segurança precária e é comum as guarnições atenderem ocorrência onde criminosos possuem rádios na frequência da BM. O sistema digital vai nos permitir sigilo nas nossas operações e vai terminar com a escuta clandestina”, explica.

Depois de implantado na Capital, o objetivo é começar a mudança também nos batalhões do interior. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu normativa para que os órgãos de segurança migrem para o sistema digital até 2021.

GAÚCHA

Rolar para cima