Coronel Silanus Melo foi empossado em solenidade no Palácio Piratini
O coronel Silanus Melo é o novo comandante-geral da Brigada Militar. Ele assumiu a corporação no final da manhã desta segunda-feira em uma solenidade no Palácio Piratini.
Então subcomandante, Silanus substitui o coronel Fábio Duarte Fernandes, que vai ser juiz-militar no Tribunal de Justiça Militar (TJM).
O coronel Alfeu Freitas assumiu como subcomandante. Até então era o chefe do Estado-maior, cujo posto ainda não há definição.
Silanus e Freitas ficarão nos cargos até o final do governo e depois se aposentam.
Quem é o novo comandante
Silanus Serenito de Oliveira Mello, 55 anos, é natural de Viamão. Ingressou na BM em junho de 1980 como tenente no 1º Batalhão de Polícia Militar, em Porto Alegre. Atuou no Corpo de Bombeiros até ser promovido a major.
No começo dos anos 2000, trabalhou na Secretaria de Segurança Pública e fez parte da força-tarefa da Promotoria Especializada Criminal do Ministério Público gaúcho que investigou o crime organizado no Estado.
Como tenente-coronel, em 2005, comandou o 20º Batalhão de Polícia Militar (zona norte da Capital), depois a Academia de Polícia Militar, o Comando Rodoviário e o Batalhão de Operações Especiais. Promovido a coronel em 2001, foi comandante do Policiamento Metropolitano.
Atualmente, Silanus é o mais antigo coronel em atividade na BM — outros dois com mais tempo na corporação estão cedidos a organismos do Estado. Em janeiro de 2013, foi escolhido para o subcomando-geral.