Atos a favor e contra o governo estão marcados em Porto Alegre
A Brigada Militar (BM) irá reforçar o efetivo para acompanhar as manifestações marcadas para domingo (17) no Estado, em razão da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara. Em Porto Alegre, um dos objetivos é evitar confrontos entre favoráveis e contrários ao governo. Por isso, a BM tentará impedir o encontro de participantes dos dois atos.
“As policiais militares são as principais garantidoras da democracia neste país, e nós vamos fazer isso, vamos garantir que os grupos A e B façam as manifestações deles sem que isso repercuta muito na ordem pública”, explica o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas.
O ato em favor do governo ocorre na Praça da Matriz. No fim da manhã de domingo, um grupo de artistas e intelectuais planeja se reunir no Parque da Redenção e caminhar em direção ao Centro da Capital, onde a concentração se manterá durante a votação do processo de impeachment.
Já o protesto contra a presidente Dilma Rousseff está marcado para o Parcão, no bairro Moinhos de Vento. A concentração começará no início da tarde, e também se estende até o fim da votação.
A BM monitora também as mobilizações que possam ocorrer no Interior. Uma reunião nesta semana orientou os comandantes regionais sobre a atuação. O efetivo utilizado pela BM no fim de semana não foi divulgado.