Encontro ocorre na residência oficial do governador do DF
Em reunião nesta terça-feira (11), em Brasília, governadores discutem um modelo de reforma que poderá ser aplicado nas previdências estaduais. O encontro, na residência oficial do governador do Distrito Federal, em Águas Claras, conta com 16 representantes de estados. Pelo Rio Grande do Sul, participa o secretário da Fazenda,Giovani Feltes.
Após conversarem com o presidente Michel Temer, na semana passada, os governadores decidiram elaborar uma proposta conjunta para fazer frente ao rombo nas contas. Eles também devem discutir se apoiam o formato de reforma da previdência que está sendo elaborada pelo governo federal.
Segundo o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a reunião desta terça foi marcada para que cada governador apresente estudos básicos, com números, dificuldades e déficits, e depois unificar uma proposta.
No Rio Grande do Sul, entrou em vigor em agosto deste ano o regime de previdência complementar para novos servidores. A medida estipula uma contribuição extra para quem recebe acima do teto do INSS.
O Piratini diz que a lei terá efeito a longo prazo, por isso entende que há margem para discutir outras modificações. Hoje, o déficit previdenciário anual é de R$ 9 bilhões no Estado, segundo dados da Secretaria da Fazenda.
RBS BRASÍLIA