Assessoria alega que declaração sobre “perda de chance de tirar um troquinho” foi uma brincadeira
O vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli (PSD), concedeu uma palestra no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, vereadores e conselheiros durante abertura oficial do Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO 2017). Durante o discurso no dia 28 de março, comentou os desdobramentos da Operação Lava Jato. “Agora (está) mais complicado ainda porque no Lava Jato a gente não pode mais nem ter alguma chance de pegar algum troquinho. Então está ficando difícil”, afirmou.
Em nota, a assessoria de imprensa do vice-governador justificou que a fala foi “uma brincadeira” e “uma ironia”, “retirada completamento do seu contexto” . “A ironia do vice-governador sucedeu a fala de prefeitos que reclamavam das dificuldades de serem administradores nos dias de hoje, em virtude da austeridade dos órgãos fiscalizadores”, destacou a assessoria.
Na fala, Cairoli argumentou que as brechas para prática da corrupção vêm diminuindo no Brasil. Além das ações do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), os trabalhos realizados pelos Tribunais de Contas do Estado (TCEs) também estão barrando a aquisição ilícita de dinheiro.
Em cerca de 12 minutos de discurso, José Paulo Cairoli ainda defendeu a necessidade de reforçar a parceria entre os tribunais, principalmente o TCE, e os gestores públicos para aperfeiçoar as administrações estadual e municipal. O evento teve o objetivo de esclarecer as atividades de controle e fiscalização externa e promover a prevenção de irregularidades na administração pública. Depois de Porto Alegre e Santo Ângelo, o próximo encontro está marcado para ocorrer em Erechim, em 27 de abril.