Por: LETÍCIA MENDES Portal GAZ
Em visita a Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, 10, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, defendeu uma maior atenção ao interior, especialmente nos municípios que contam com efetivo restrito. O objetivo do comando é que a partir deste mês as cidades com mais de 4 mil habitantes passem a contar com, no mínimo, cinco policiais. O oficial participou da solenidade, que marcou o aniversário do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Rio Pardo.
Em seu pronunciamento, o coronel Andreis agradeceu aos policiais militares pelo empenho, mesmo diante do que ele considera como “dias difíceis”, pela violência e pela defasagem histórica. Atualmente, segundo o comandante, a BM conta com menos da metade do efetivo necessário, que seriam, por lei, 37 mil policias. Nesse contexto, o comandante destacou a necessidade de estabelecer parcerias com outras instituições e com os municípios. “A segurança é dever do Estado, mas é responsabilidade de todos”.
O comandante falou sobre a atenção dedicada à Região Metropolitana, em razão do acréscimo de crimes graves, como o latrocínio (roubo com morte). Andreis argumentou que a BM não tem deixado o interior desamparado. Ele lembrou a decisão tomada no último mês de transferir policiais para garantir que nenhum município tenha menos de três brigadianos. A meta agora é que cidades com mais de 4 mil habitantes tenham, pelo menos, cinco. “Isso começa a dar condições operacionais aos pequenos municípios de se unirem e fazerem frente a ações um pouco mais graves”.
Os ataques a bancos, como o registrado em Encruzilhada do Sul, quando três agências foram explodidas, também foram citados pelo comandante. “No pequeno município a possibilidade de fuga é maior. É natural que eles atuem nos municípios menores. Essa ação do interior com maior efetivo visa isso”. O coronel disse que as polícias no interior estão recebendo armamentos de calibre 12 e fuzis. Ele também prometeu a entrega de viaturas com maior potência. “Estamos nos organizando para na medida do possível fazer frente a essas ações que vem ocorrendo com maior frequência. A gente sabe que aquele numerário que ali é subtraído ele vai para o crime, para a compra de drogas e armas.”
O evento
Autoridades de Santa Cruz do Sul e da região foram homenageadas no evento realizado no fim da tarde no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, no Bairro Arroio Grande. O comandante do CRPO do Vale do Rio Pardo, tenente-coronel Valmir José dos Reis, agradeceu aos agraciados pela parceria. O CRPO completou 19 anos em 2017. No evento, ainda foram inauguradas as instalações da 2ª Companhia e o Canil Regional. O canil conta atualmente com quatro cães para atuar nas ações policiais de rotina, em eventos e em buscas.
Efetivo
Para o comandante-geral da BM, se o efetivo receber o aporte que foi anunciado pelo governo será possível começar a reverter o quadro de defasagem de policiais no Estado. “A ausência de policiais gera medo, gera insegurança. Estamos iniciando um novo ciclo”. Segundo Andreis, na metade do mês será iniciado o treinamento de mais 450 policiais, além do concurso que prevê a incorporação de mais 4,1 mil novos policiais. O comandante estima que eles deverão estar prontos para a rua a partir da metade do ano que vem. “Iniciaremos um processo de recuperação do nosso efetivo. Há décadas sai mais pessoas da corporação do que entra.”