Coronavírus – Quem presta segurança precisa de proteção.

Se epidemia atingir nossos profissionais por falta de proteção, além de um problema de saúde, teremos um problema de segurança pública

ASSTBM preocupada com a saúde dos Militares Estaduais com base Decreto da Organização Mundial de Saúde (OMS) que declarou PANDEMIA do novo Coronavírus também chamado de COVID-2019, a entidade está realizando cobranças junto ao Governo do Estado e Secretaria da Segurança Pública e da saúde, providências urgentes para a proteção dos Militares Estaduais que ficam expostos a nova doença. Todos sabemos que nosso Militares  atendem ocorrências e prestam apoio a sociedade Gaúcha a qualquer dia e em qualquer lugar,  portanto, ficam de frente inclusive com grupos vulneráveis e potenciais transmissores de Doenças. 

Também sabemos que o Estado não dá a devida atenção aos serviços realizado pelos Militares Estaduais, não adota regras de lavagem ou higienização de ambientes, e nas estruturas físicas (viaturas, coletes, armas, locais de serviço), nem medidas de proteção ao efetivo humano expondo ao máximo estes servidores ao  contagio.

A Historia da BM está repleta de exemplos, como no caso do recolhimento de pessoas indigentes e moradores de rua para abrigos nas viaturas da BM, sem nenhuma proteção aos Militares, o caso de acidentes e ocorrências com Portadores do HIV que nem luvas descartáveis havia, pessoas com doenças infecto contagiosas conduzidas em viaturas sem nenhum cuidado ou proteção a Guarnição de serviço, bem como, a chamada Gripe Espanhola em 1918 a 1819 onde integrantes da BM foram utilizados como Padioleiros dos doentes e mortos inclusive sendo o Hospital da BM  um dos 5 locais de tratamento e isolamento, afetando a vida de centenas de Brigadianos e dando origem ao chamado Cemitério da BM.

Mediante a atual situação da Pandemia do COVID-2019  a ASSTBM vai exigir um plano de ação e prevenção a saúde dos Militares Estaduais, como fornecimento de luvas descartáveis, mascaras de proteção facial N95 ou FFP02, fornecimento de álcool  gel, lavagem autorizada pelo Estado de todas as viaturas e locais de trabalho dos Servidores(as) Militares, bem como, monitoramento através de saúde com exames periódicos.

A ASSTBM não descarta ingressar na via judicial se o Governo do Estado não cumprir as regras de prevenção e combate ao CORONAVÍRUS aos nossos Servidores Militares.

Rolar para cima