Governo do RS sanciona lei de indenização pelo parcelamento do 13° salário dos servidores

Funcionários do Poder Executivo receberão uma indenização mensal junto com as parcelas do 13° salário na folha de pagamento do próximo ano.

Por G1 RS

Palácio Piratini — Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Divulgação

O governador do RS Eduardo Leite sancionou, nesta quarta-feira (9), o Projeto de Lei Complementar 280/2020, que trata da indenização do parcelamento do 13° salário de 2020 dos servidores do Poder Executivo. Com isso, o servidor receberá mensalmente, no próximo ano, a parcela do 13° mais o valor da indenização.

A indenização será paga pelo Tesouro do Estado com índice indenizatório de 1,22% ao mês, sem que o servidor tenha qualquer prejuízo com o parcelamento.

“[O projeto] vai viabilizar as condições para que os servidores tenham a indenização referente a gratificação natalina do exercício 2020, viabilizando que os servidores que desejarem possam tomar empréstimos nos produtos bancários disponíveis no mercado”, destaca o governador.

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, os servidores poderão consultar os valores da folha até esta quinta-feira (10) no portal do servidor.

“Não é o que a gente gostaria. O que a gente pretende é pagar o 13º em dia. Como isso se torna impossível ainda, a indenização se torna importante como uma medida de justiça perante os servidores. Para que, aqueles que assim o desejarem, tenham o financiamento bancário.”

Um decreto padrão será publicado nos próximos dias informando as datas e valores dos pagamentos do próximo ano. “Os servidores já terão as informações de valores e datas de pagamento para o ano, saberão, portanto, os valores que receberão no ano que vem”, diz Cardoso.

“Ao assumir essa indenização, o estado arca com um custo de R$ 100 milhões. Além de colocar os salários dos servidores em dia como já fizemos em novembro, nós precisamos continuar no esforço do ajuste na contenção de gastos”, finaliza Leite.

Rolar para cima