O Vice-governador do RS, Gabriel Souza, esteve em Brasília para reafirmar sua posição CONTRA SERVIDORES PÚBLICOS APOSENTADOS, posição totalmente alinhada com as políticas do Governo Eduardo Leite, política de massacre dos servidores e desrespeito com quem ajudou a construir a história do RS, e que por isso merecem uma aposentadoria justa. Mas ao contrário, a cada ano recebem um novo golpe em suas finanças, pois nas palavras do governo, não passam de TONEL SEM FUNDO.
O Vice Governador participou de uma reunião com o Presidente do STF, Ministro Barroso, onde manifestou a posição do governo do RS, contrária a aprovação das ADIs (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que questionam pontos da reforma da Previdência. Entre os itens questionados pelas ADIs, estão a progressividade das alíquotas, a possibilidade de que a contribuição dos aposentados e pensionistas incida sobre o que superar o salário mínimo, a instituição de contribuição extraordinária, o fim da “imunidade do duplo teto” e as mudanças na forma de cálculo da pensão.
Gabriel Souza, quando deputado no RS teve papel fundamental na aprovação da reforma da Previdência estadual, sendo um dos principais articuladores dos projetos do governador Eduardo Leite. Essa reforma trouxe um verdadeiro confisco nas aposentadorias dos Policiais, Civis e Militares, com o aumento das alíquotas de contribuição.
Não estranhamos a postura de Gabriel Souza, afinal está a mando do Governador Eduardo Leite. A nós servidores, caberá não deixar que em nenhum canto do Estado se esqueça da postura nefasta destes dois gestores, principalmente em 2026, que seja amplamente alertado a todos os milhares de servidores públicos e seus familiares em todos os municípios do RS.