12 de novembro, dia de lembrar de quem a história não permite esquecer

Neste dia 12 de novembro  comemora-se o dia dos Inativos da Brigada Militar. Como é algo tradicional das entidades, a ASSTBM em parceria com a ABAMF, AOFERGS e IBCM realizaram uma manhã de atividades voltadas  aos veteranos(as) da Brigada Militar e dos Bombeiros Militares, o evento iniciou com uma benção realizada pelo Padre Sérgio Belmonte da paróquia São Jorge que proferiu uma oração aos PMs recentemente falecidos em serviço, posterior um torneio de futebol na arena society, torneio de bocha, apresentações musicais e ao final da manhã, um ato de homenagem aos veteranos, com manifestação dos presidentes das entidades e de veteranos e veteranas representando o público presente, alguns com mais de 90 anos, como é o caso do associado Abdalah. Vieram prestigiar o evento o Secretário de Segurança, Delegado Sandro Caron,  o Comandante Geral da BM, Cel Feoli, Sub Comandante Cel Douglas e Chefe do Estado Maior Cel Luigi. Após as manifestações, foi servido um  almoço franqueado a todos os participantes.

Desde que iniciamos a divulgação convidando para o evento, houve algumas manifestações principalmente nas redes sociais, no sentido de que no entendimento destes, não há motivos para comemorar. Se analisarmos os últimos anos e governos, realmente não há muito o que se comemorar, foram sucessivos achaques aos vencimentos dos inativos, além de ficarem praticamente de fora das reposições salariais ofertadas.

Aos que criticaram a realização do evento, confundiram a palavra “comemorar” com “homenagear”. Se não temos muito a comemorar,  temos sim muito o que homenagear, pois esses veteranos(as) carregam consigo o legado da história da nossa corporação, parte do patamar hoje alcançado é fruto do trabalho dos que nos antecederam. Nossos veteranos estão presentes, superando as dificuldades e mostrando o seu valor, principalmente quando chamados a lutar por nossos direitos.

A ASSTBM jamais deixará de homenagear nossos colegas, não só pelo fato do mérito, mas para lembrar que foram e são importante,  nossas entidades continuam na luta por valorização e reconhecimento desses nobres veteranos.  Esperamos logo ali na frente, tempos e notícias melhores.

O Presidente da ASSTBM, agradece a presença de todos os participantes, sua diretoria e conselheiros, comenda da ASSTBM, além dos diretores e presidentes da ABAMF, Maico Volz, da AOFERGS, Paulo Ricardo, da IBCM, Daniel Lopes, do Correio Brigadiano, Gilson Noroefé e Comandante da Legião Altiva, Cel Moraes.

ASSTBM, “pelo poder da vontade, não pela vontade do poder.”

PASSO FUNDO

No mesmo espirito de homenagem e valorização dos veteranos e veteranas da BM e CBM, a regional ASSTBM Passo Fundo realizou neste dia, um almoço de confraternização alusivo ao dia do Inativo.

Rolar para cima