Hoje, mais do que uma data no calendário, é um momento de profunda reflexão e reconhecimento. É o dia de honrar aqueles que, movidos pelo mais nobre compromisso com a segurança e a paz, dedicaram suas vidas à proteção da sociedade e, no cumprimento do dever, não retornaram aos seus lares.
Cada policial que tombou em serviço carrega consigo uma história de coragem, abnegação e amor ao próximo e o legado da Brigada Militar. São homens e mulheres que, mesmo cientes dos riscos, vestiram a farda todos os dias com a firme determinação de proteger vidas, muitas vezes de pessoas que jamais conheceriam.
Que a lembrança de cada nome gravado na história da Brigada Militar seja também um chamado à sociedade para valorizar e reconhecer aqueles que, dia e noite, permanecem na linha de frente, enfrentando o perigo para que todos possamos viver com mais segurança.
Na manhã desta sexta-feira, a ASSTBM, representada pelo vice-presidente, esteve presente na cerimônia em homenagem aos policiais que perderam a vida em serviço, realizada no Pantaleão da Brigada Militar na APM-BM. Além das homenagens e entrega de lembranças aos familiares dos PMs falecidos em serviço nos anos de 2024 e 2025, o evento também prestou uma homenagem especial ao Cabo Valdeci, que perdeu a vida no famoso conflito da Praça da Matriz. O momento em que o TJMRS entregou à Brigada Militar cópias completas do inquérito relacionado ao caso, para constar nos registros históricos da BM.




Familiares do Cabo Valdecir











Fotos: Correio Brigadiano