Assembleia do RS aprova aumento no número de CCs externos de deputados

ASSTBM: Realmente o Rio Grande do Sul, em termos de servidores públicos é dividido em castas, enquanto as abastadas (Judiciário e Legislativo) dividem o banquete no palácio com a alta gestão do Executivo, os servidores que fazem o estado funcionar ficam nos porões esperando os ossos, quando estese sobram. NÃO sirva as façanhas do RS de modelo a nenhum estado.

Funcionários não precisam comparecer à sede do parlamento e trabalham nas bases eleitorais dos políticos

Gabriel Jacobsen GZH

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na tarde desta terça-feira (28), um projeto de resolução que aumenta de seis para oito o total de cargos de confiança (CCs) externos que os deputados podem nomear. São funcionários contratados que atuam nas bases eleitorais dos deputados, e não precisam comparecer à sede da Assembleia.

Presidente da Casa, deputado Pepe Vargas (PT), argumenta que a medida vai reduzir custos:

— O servidor que trabalha fora da sede, ele não tem direito a diária. Se ele trabalha aqui e precisa se deslocar para o Interior, nós temos que pagar diária. Então isso vai trazer uma economia às despesas de pessoal da Assembleia Legislativa com diárias.

A nova regra da AL prevê ainda que os CCs externos terão que, mensalmente, apresentar um relatório de atividades e assinar um documento em que se comprometem a não ter outros trabalhos além do de assessor.

No total, os deputados têm direito a nomear entre nove e 17 CCs — o número varia conforme o nível salarial do assessor.

Rolar para cima