
A ASSTBM, representada pelo Diretor de assuntos Políticos Ricardo Agra, participou nesta quarta-feira (04 de fevereiro), da solenidade de posse da Administração do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul para o biênio 2026–2027. O desembargador militar Rodrigo Mohr Picon é o novo presidente do TJMRS.
A cerimônia ocorreu no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades civis e militares, estaduais e federais.
O desembargador militar Rodrigo Mohr fez a leitura do juramento e tomou posse como presidente do Tribunal. Após, o novo presidente empossou os demais desembargadores militares integrantes da administração: vice-presidente Sergio Brum; corregedora-geral Gabriela John; ouvidor-geral Fabio Fernandes e diretor da Escola Judicial Militar Amilcar Macedo.
Em seu discurso, o novo presidente reiterou a importância da Justiça Militar Estadual e de suas atribuições constitucionais. Entre os desafios da nova gestão, destacou a condução do processo de transferência da Justiça Militar para a nova sede, prevista para ocorrer ainda em 2026, além de assegurar avanços ao plano de carreira dos servidores da Justiça Militar.
A ASSTBM deseja sucesso na condução do Tribunal Militar, órgão importante para as instituições militares, pois analisa, sob a ótica técnica, os delitos que porventura tenham sido cometidos por policiais. A celeridade com que a Corte exerce suas atividades devolve mais rapidamente às ruas os inocentes e pune os culpados, sendo a sociedade a maior beneficiada.
Composição do TJM-RS (2026/2027):
- Desembargador militar Rodrigo Mohr Picon, presidente
- Desembargador militar Sergio Berni de Brum, vice-presidente
- Desembargadora militar Gabriela John dos Santos Lopes, corregedora da Justiça Militar
- Desembargador militar Fabio Duarte Fernandes, ouvidor da Justiça Militar
- Desembargador militar Amílcar Fagundes Freitas Macedo, diretor da Escola Judicial Militar
- Desembargadora militar Maria Moura, ouvidora da Mulher
Sobre o presidente
Rodrigo Mohr Picon tem 56 anos e é natural de Porto Alegre. Bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar, também é graduado em Letras e pós-graduado em Gestão da Segurança pela Ulbra.
Ingressou na Brigada Militar em 1987. Comandou batalhões e o Comando de Policiamento da Capital, antes de ser comandante-geral da corporação, entre 2019 e 2021. Foi indicado ao TJM-RS pelo governador Eduardo Leite.
Na Corte, dirigiu a Escola Judicial Militar no biênio 2022/2023 e foi corregedor no biênio 2024/2025.




