Segunda fase do projeto será apresentada nesta quinta-feira (30) na capital.
Novas ações representam R$ 166,9 milhões em investimentos até 2018.
A segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul será apresentada nesta quinta-feira (30) no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Segundo o governo do estado, os investimentos da nova etapa, até o início de 2018, representam R$ 166,9 milhões, destinados a ações como a convocação de novos policiais.
Os recursos devem ser empregados no pagamento de horas extras e diárias, ampliação dos efetivos e investimentos no reaparelhamento dos órgãos do setor. Entre as iniciativas estão o chamamento dos aprovados no último concurso da Brigada Militar e da Polícia Civil e a realização de novos concursos para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O pacote de medidas que será anunciado pelo Palácio Piratini prevê ainda a reestruturação do sistema penitenciário gaúcho, com a expectativa de geração de novas vagas prisionais no estado. Os detalhes serão divulgados na manhã desta quinta (30) pelo governador José Ivo Sartori e o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini.