Uma farsa chamada “Eduardo Leite”

Não temos outra forma de iniciar esta matéria sobre o movimento de hoje (16/05) sem citar a frase do título “ Uma farsa chamada Eduardo Leite”. Pois esse é o sentimento de todos os servidores públicos, que hoje realizaram uma manifestação partindo do IPE saúde e que, terminou com grande ato na frente do Palácio Piratini.

Eduardo Leite foi uma grande farsa, quando lá na campanha eleitoral do seu primeiro mandato, afirmou em todos os sindicatos e entidades que visitou, uma delas a ASSTBM, que seu governo seria de respeito com os servidores públicos  e que estes seriam os parceiros na retomada do Estado, porém tão logo eleito, voltou-se contra esses trabalhadores e agiu para tirar seus parcos direitos, e tirou muito, foi o governador que arrancou dos servidores públicos do estado o maior número de direitos históricos.

Foi uma grande farsa quando,  no ano passado aprovou novas regras do IPE Saúde, dizendo ser para sanear o Instituto, mas na verdade só houve aumento do desconto e uma grande piora no atendimento, não há mais médicos interessados em atender pelo sistema. Sabemos que no fundo era essa a intenção, acabar com a saúde pública, atitude bem clara num político que é contra tudo que é público, principalmente os servidores.

É uma farsa, quando vai para suas redes sociais e canais de televisão “amigos” alardear que seu governo é responsável pelos melhores números da segurança pública em décadas. Os números são verdade, mas o mérito não é dele, e sim dos policiais comprometidos com a sociedade gaúcha, e que fazem seu trabalho da melhor forma sempre, mesmo sem ter nenhuma valorização como contrapartida.

Mente ao dizer que concedeu um aumento, quando na verdade assaltou o valor dos próprios soldos dos servidores, pegando seu patrimônio salarial, da malfadada parcela de irredutibilidade, criada quando ele (governo), maquiavelicamente concedeu um subsídio abaixo da média salarial, sabendo que por muitos anos não precisaria pagar reajuste, pois teria esta parcela de irredutibilidade para bancar seus aumentos  fictícios.

Demonstra sua farsa, ao se colocar como um democrata, cumpridor das leis, mas aqui no estado só cumpre aqueles que lhe são favorável, quando dizemos favorável, aquelas que trazem malefício aos servidores. Mas as leis que visam dar melhor condições de trabalho e valorização da carreira, como a Lei Orgânica Nacional ( Lei 14.751/23), nesta situação é omisso, e finge não ser com ele, ao ponto de ter que haver intervenção judicial, causando transtornos e prejuízos para todos.

Por fim, o saldo positivo é que todos já sabem a farsa que é o Governo Eduardo Leite, já não engana mais ninguém e em 2026 terá sua resposta.  

MANIFESTAÇÃO VICE-PRESIDENTE DA ASSTBM – Daltro Duarte

A PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES

Rolar para cima