Fortunati volta a criticar utilização da Guarda Municipal em policiamento ostensivo

afertDa Redação

Em umas série de tuítes postados na manhã desta terça-feira (5), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, voltou a criticar a possibilidade da Guarda Municipal da cidade ter poder de polícia e passar a atuar no policiamento ostensivo, posição defendida pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini.

“É importante destacar que os guardas municipais de Porto Alegre fazem a segurança das 98 escolas municipais, das 141 unidades de saúde, de espaços culturais, como a Usina do Gasômetro, e prédios de circulação de público”, escreveu Fortunati.

“Retirar os guardas municipais das escolas ou das unidades de saúde da periferia e dos bairros populares é colocar em risco a segurança de usuários e servidores. Se a Brigada Militar não tem efetivo suficiente para cumprir com o policiamento ostensivo, que não se jogue, mais uma vez, a responsabilidade para cima dos municípios”, complementou.

aaaa

Em mais de uma oportunidade, Wantuir Jacini afirmou que uma das saídas para a falta de segurança no Estado seria justamente utilizar as guardas municipais no policiamento ostensivo. Na manhã desta terça, o secretário voltou a defender esta posição em entrevista à Rádio Guaíba.

Sul21

Rolar para cima