FORUM DE ENTIDADES SEGUE NA LUTA PELA CATEGORIA

Na tarde desta quarta-feira 24/07/2024, o Fórum de entidades da Brigada Militar e Bombeiros Militares, composto pela ASSTBM, ABAMF, AOFERGS, ASPRA e FERPM, a convite do governo, estiveram em reunião com o Secretário Chefe da Casa Civil, Secretaria da SPGG e Secretario de segurança, além dos Comandantes da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar do RS.

A reunião se deu em seguimento as tratativas de adequação do PL-240, que versa sobre reajuste salarial à categoria de 12.49%, o qual não atende aos nossos anseios, principalmente, por ser o valor absorvido pela parcela de Irredutibilidade.

As entidades representativas enfatizaram que vem buscando junto ao governo a REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO MÍNIMA EM 32%, EXTINÇÃO DOS NÍVEIS DE SOLDADO e RETORNO DA VERTICALIDADE SALARIAL.

NÃO HOUVE AVANÇOS SIGNIFICATIVOS

Dentre as demandas solicitadas, o governo sinalizou positivamente quanto ao pedido da extinção dos Níveis de Soldado, devendo editar o projeto ainda no dia de hoje. Já referente a solicitação para que o reajuste não sofra absorção da parcela de Irredutibilidade, a Secretária Danielle Calazans informou não ser possível.

1 – Governo aceita enviar PLC para Assembleia Legislativa extinguindo o nível 3 de Soldados reclassificando para o nível 2. Porém não está claro o tempo desta reclassificação. O que gerou dúvidas nas entidades de classe que optaram por aguardar a redação final,

2 – Sobre parcela de irredutibilidade, o governo insiste em NÃO oferecer nada a 32 mil Militares Estaduais, levando estes e seus familiares, agravando a condição financeira de milhares de famílias da segurança pública;

3 – Referente os índices oferecidos e tempo para pagamento continuam iguais sem alterações, gerando descontentamento geral;

4 – Sobre os 3.1 % da Verticalidade, não foi apresentada nenhuma proposta.

POSICIONAMENTO DAS ENTIDADES

Nossa luta continua junto ao Governo e Assembleia Legislativa, a fim de garantir que o reajuste alcance todos sem distinção, e não apenas uma parcela da categoria.

Rolar para cima